Trabalho em casa: pros x contras

Trabalho em casa: prós x contras

Muitas pessoas acham que o trabalho em casa é a sétima maravilha do mundo, assim como eu achava. Antes de trabalhar em casa eu trabalhei alguns anos em um emprego concursado em uma empresa pública de saneamento, e metade do período em que fiquei nesta empresa eu trabalhei em um escritório. Até ai tudo bem, as pessoas que trabalhavam lá eram muito legais, tínhamos uma parceria de ajuda mútua e isso me ajudou a suportar o descontentamento que estava por vir. O grande problema era a insatisfação que me rodeava todos os dias, a começar que ter que levantar cedo, deslocar da minha residência até outra cidade, depois ter que desenvolver uma atividade muito burocrática, e eu não gostava nada disto, e no topo dos revezes estava à situação de ainda ter que entrar naquela empresa pela manhã e só sair no fim da tarde, onde fora do horário de verão eu nem conseguia ver o sol. E posso garantir que esta experiência de não ver o dia passar estando dentro de um escritório fazendo algo que não goste e ainda sem nenhuma perspectiva de crescimento é algo muito ruim, e isto estava me matando aos poucos, más eu tinha que levar o “leite das crianças”, então tinha que suportar, mas era extremamente infeliz. O Steve Jobs já dizia há alguns anos atrás:

 “Seu trabalho vai preencher boa parte da sua vida e a única maneira de ser verdadeiramente satisfeito é fazer o que acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz.”

Então diante de um quadro muito desfavorável na minha vida profissional pelos fatos que relatei, sempre via na possibilidade de desenvolver um trabalho em casa como o “grande escape” da realidade infeliz. Era como uma visão do paraíso, estar próximo da família, toscanejar um pouco pela tarde, voltar a assistir a seção da tarde..rsss, poder levantar no horário que eu quiser. Realmente parecia um sonho.

Mas depois que tive a coragem de ir atrás da “carta de alforria” do proletariado (carta de demissão) e que comecei a desenvolver alguns projetos trabalhando em casa é que vi que a realidade era outra coisa totalmente diferente do cenário maravilhoso pintado na minha mente em outros tempos.

Muitas pessoas acham que trabalhando em casa terá menos demanda do que em um escritório, indústria ou em algum trabalho convencional. Acham que trabalhar em casa é simplesmente trabalhar menos. Assim também era o meu pensamento.

Só que para desenvolver um trabalho que possa recompensar e que possa render os mesmos frutos e até mais que do que um trabalho convencional e trabalhar em algo que você goste as realidades são outras.

Você poderá trabalhar em algo que realmente goste e que te realize, poderá ganhar muito mais do que seu antigo salário, poderá ter uma tarde livre, ou talvez duas, (até assistir a seção da tarde… rsss), mas não se engane provavelmente você terá que trabalhar muito mais. A verdade é que se você quiser trabalhar em casa você vai trabalhar muito mais do que em um serviço público, ou em uma empresa privada. Pode ser que existam exceções, mas a regra normal é que o trabalho em casa não signifique que não tenha que trabalhar ou que trabalhará menos.

Eu não me arrependo de ter tomado a decisão de montar um empreendimento em que possa tocar da minha casa, porém precisamos atentar para os revezes desta modalidade inovadora que cada vez mais se perpetua no Brasil. Até algumas empresas estão passando algumas demandas para que os funcionários desenvolvam em casa, nos EUA isso já é uma realidade. Muitas empresas estão descobrindo que em casa as pessoas produzem melhor, pois estão mais satisfeitas próximas da família e longe do trânsito.

Um dos problemas e talvez para algumas pessoas isso não seja tão difícil assim, é que você vai ter que se acostumar com a solidão, não vai ter outras pessoas para conversar a menos que as pessoas que moram com você também fiquem em casa e isto pode ser outro fator prejudicial como veremos a seguir. Você não terá os almoços com os amigos do escritório, o bate papo no café e adeus o happy auers nas sextas feiras. Em fim se você pretende montar um empreendimento a partir de casa acostume-se com a carreira solo.

Muitas vezes, dependendo do tipo de negócio que você pretende montar, terá que conversar com seu computador, seja por e-mails, mensagens no Facebook, ou gravando vídeos para o Youtube, etc.

Talvez a tarefa mais complicada que você terá ao optar por um trabalho em casa é o “foco”. Parece que o universo conspira contra você e faz de tudo para tirar o seu foco. No meu caso quando optei por trabalhar em casa o início foi muito difícil, encontrei muitas dificuldades para adaptar a minha rotina e torna-la produtiva, enfrentei muitos obstáculos como: A bebezinha chorando querendo atenção do papai, a esposa pedindo uma ajuda o tempo todo, o cachorrinho fazendo bagunça no quintal, sem falar na ajuda nas tarefas domésticas que antes só aconteciam nos finais de semana, agora depois que comecei a trabalhar em casa se tornaram mais constates.

Ainda tem os amigos, parentes e outras pessoas que acham que se você está em casa é porque não faz nada, e sempre te levam uma demanda qualquer. Outra atarefa de quem trabalha em casa é ter que explicar as pessoas que você não está de folga em casa, você trabalha em casa. Ter uma programação e seguir a risca esta programação é crucial para que a produtividade aconteça.

Se a sua casa não é só sua, ou seja, se moram outras pessoas com você é muito importante antes de tomar uma decisão de trabalhar em casa, sentar com seus familiares e explicar a situação e pedir para que compreendam que a sua casa será o seu local de trabalho e que você terá que trabalhar.

E aqui vai uma dica importantíssima que me ajudou a combater a falta de foco e você pode aproveitar também, ao ler o livro “Start” do Jonacuff, que fala sobre autoestima e produtividade; percebi a importância de uma frase popular que sempre ouvi mais nunca imaginei como poderia ser verdade: “Deus ajuda quem cedo madruga.” Comecei a ter mais foco e produtividade levantando 5 horas da manhã, pelo menos até às 10 horas onde a bebezinha, a minha esposa e o cachorrinho ainda estavam dormindo. Mas o fato principal para o qual eu chamo a atenção é que de 5h até às 10h são as horas mais produtivas do meu dia. Fica a dica.

Outro coeficiente negativo para quem pretende trabalhar no conforto do lar é justamente o “conforto”.  Cuidado com a cozinha e com o quarto são outros dois inimigos vorazes do profissional que trabalha em casa. A cozinha representada mais especificamente pela figura da geladeira também pode representar alguns quilinhos a mais todo o mês se você não tomar cuidado. E o quarto é uma tentação que pode ativar a preguiça principalmente nas trades depois do almoço, cuidado com a sua cama, pois ela fará propostas indecentes a um cochilo no meio do seu expediente, e se você sucumbir a estas tentações, seu projeto vai atrasando cada vez mais.

Outro problema sério que as pessoas que iniciam um negócio em casa enfrentam é a dispersão e a Procrastinação. Lembre-se você terá que trabalhar e não ficar de bate papo com os amigos nas redes sociais, falando mal do governo, reclamando da vida, curtindo piadinhas, estas coisas não são o seu trabalho, estas coisas na verdade representa o adiamento das realizações dos seus sonhos, cuidado com elas.

Faça pausas, saia de casa, vá passear com sua família, filhos ou amigos em uma quinta feira a tarde, não fique bitolado(a) nas tarefas, faça uma programação semanal do seu trabalho e siga esta programação a risca.

O trabalho em casa é a realização que muitas pessoas estão procurando e a tecnologia está permitindo que isto aconteça cada vez com mais frequência, mas como deixei implícito nas linhas acima a liberdade tem um preço. Se você souber remir o tempo  poderá desfrutar desta liberdade com mais júbilo. Boa sorte e bom trabalho.

Obs. Se você está procurando por uma oportunidade de negócio com baixíssimo investimento, onde você pode trabalhar em casa, nas horas vagas para obter renda extra, ou em período integral com boas possibilidades de faturamento: conheça o curso “Como montar uma gráfica rápida”.

2 pensamentos em “Trabalho em casa: pros x contras

Deixe um Comentário